AMHostbr

AMinfo Informática - Soluções em informática

Manutenção de computadores, micros computadores - Assistência técnica

Desenvolvimento de sistemas - hardware

Quinta-feira,
14 de dezembro de 2017.

 

Selo Abraweb

Valid XHTML 1.1

Valid CSS!

Hardware - Artigos e dicas.Hardware - Artigos e dicas sobre hardware

      powered by FreeFind

Artigos e dicas de Informática
Aprenda como manter seu computador com o melhor desempenho.

Índice de artigos

Desfragmentação do HD.

Desfragmentar o(s) HD(s) de seu PC é uma tarefa simples que ajuda seu computador obter o melhor desempenho.

A desfragmentação distribui melhor os arquivos no disco, eliminando espaços 'vazios' entre eles e tornando a leitura mais rápida. Não exige nenhum software adicional. Todas as versões do Windows já tem o desfragmentador de disco.

A freqüência para efetuar o procedimento varia de acordo com arquivos carregados e deletados e softwares instalados e desinstalados. Quanto mais alterações maior deve ser a freqüência. Para usuários domésticos, uma vez por mês é o suficiente.

Procedimento (Windows XP)

  1. Acesse o menu iniciar / Todos os programas / Acessórios / Ferramentas de sistema / Desfragmentador de disco.
  2. Selecione o disco que deseja desfragmentar clicando uma vez sobre a unidade no painel superior.
  3. Clique no botão 'desfragmentar.

O processo é mais demorado quando o disco está mais fragmentado e cheio.

Anti-spyware - Proteção e remoção de spywares.

A melhor forma de manter seu PC protegido contra as pragas digitais é sempre manter um anti-spyware rodando em segundo plano. Embora a inicialização do computador se torne mais demorada devido ao carregamento do programa na memória, depois de rodando ele praticamente não interfere no desempenho.

Um bom software anti spyware grátis é o AVG Anti-Rootkit que pode ser baixado no site da grisoft, o fabricante do AVG. Baixe agora.

*Existem outros ótimos fabricantes de softwares para segurança como: Nod32, Panda, Awast e outros. A maioria fornece uma versão 'free' com praticamente todos os recursos, porém sem suporte.

Anti-vírus - Proteção e eliminação de vírus.

Da mesma forma que o anti-spyware, o anti-virus roda em segundo plano e devido ao grande número de scripts mal intencionados espalhados pela rede um bom anti-vírus é indispensável.

Também da grisoft, um ótimo anti-vírus grátis pode ser baixado no site do fabricante.

Alguns desses fabricantes também oferecem vacinas para o caso da máquina já estar infectada, porém dificilmente funcionam pois o vírus provavelmente já corrompeu ou infectou muitos arquivos do sistema. Nesse caso a melhor solução é formatar o HD e reinstalar o sistema operacional.

Baixe agora o novo AVG Free Edition AVG 8 Free Edition

Navegador web

Os vírus e spywares, na grande maioria das vezes, infectam a máquina via navegador (browser) e por isso é fundamental usar um navegador que ofereça o máximo possível de segurança sem exigir configurações complicadas e de dificil acesso e que suporte os mais recentes métodos de programação web.

Ótimas opções de navegadores são o Mozila Firefox e o Opera.

Aumentando a vida útil do Monitor.

A seguinte dica é válida para monitores CRT (convencional).

Quando o monitor fica exibindo a mesma imagem por um longo período, formam-se manchas na tela, principalmente nas áreas mais claras da imagem que é exibida (geralmente o plano de fundo).

Uma boa opção para reduzir esse tipo de problema é o uso de uma proteção de tela. Se seu monitor tem a opção 'desmagnetizar' também é bom efetuar o procedimento com certa freqüência (diáriamente).

Outro procedimento interessante é gerenciar a energia do seu computador para ficar um certo tempo com a proteção de tela ativa e após um período maior desligar o monitor. Isso pode ser feito clicando com o botão inverso na área de trabalho e em seguida 'proprieddades'. Após esolher e determinar o tempo (sugestão 10 min.) clique no botão 'energia' abaixo e 'desligar o monitor' (sugestão 20 min.), aplicar as alterações e ok.

Baixe um protetor de tela.

Próxima página Próximas matérias

Gostaria de ter seu artigo publicado aqui? Envie-nos para análise.